O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL TENDO A ASTRONOMIA COMO TEMA

Autores

  • Marília Campolino Peterle IFSC
  • Thiago Costa Farias IFSC
  • Francisca Pereira IFSC
  • Norma Samira Matos
  • Felipe Damasio

Palavras-chave:

Educação formal, Ensino fundamental, Astronomia.

Resumo

O Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá, oferece o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física. O curso tem como um de seus objetivos formar professores que sejam capazes, também, de atuar como divulgadores científicos, em ambientes não-formais e na articulação destes com a educação formal. Com a missão de promover a divulgação científica, formar divulgadores e fazer isto também articulado com a educação formal, foi fundado em Araranguá no ano de 2012 o CA² - Clube de Astronomia de Araranguá. O clube envolve, em 2013, vinte e sete bolsistas (de iniciação à docência e científica) e três professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física. As atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, são desenvolvidas diretamente nas Escolas da Educação Básica (EEB), envolvendo seus alunos, professores e a comunidade escolar.

Na EEB Castro Alves o projeto constitui em inserir conceitos de Física usando como ideias-âncoras temas de Astronomia, visando fomentar a organização sequencial em turmas regulares de nono ano do Ensino Fundamental. Como organizador prévio, os estudantes constroem material para ser usado em atividades em ambientes não formais, que ocorrem dentro do câmpus do IF-SC com a participação de alunos e pais dos estudantes do nono ano, além dos bolsistas. Nestes eventos ocorrem observações noturnas, palestras sobre um tema específico, sessão de filmes com comentários dos bolsistas, seguidos de discussão entre os participantes, além de atividades de recreação. Entre as ideias-âncoras usadas para discutir temas de Física durante as aulas regulares estão cometas, Lua e nebulosas. Os conceitos físicos discutidos a partir desta organização sequencial são, por exemplo, óptica geométrica, gravitação universal, leis de Newton e termologia. Todos os conteúdos discutidos a partir das ideias-âncoras estão presentes no livro distribuído aos alunos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Outra atividade realizada são as visitas, orientadas pelos licenciandos, ao planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

Os resultados podem ser vislumbrados, tanto em relação à formação inicial dos bolsistas como na alfabetização científica e tecnológica dos alunos da Educação Básica.Em relação aos licenciandos, pode-se notar um avanço em sua formação docente, tanto na produção de conteúdo bem como na implementação das atividades, os futuros professores já se formam como produtores de conteúdo e com experiência de divulgação científica articulada com a educação formal.O impacto das atividades nos alunos da Educação Básica no qual pode se vislumbrar no sensível aumento de interesse destes pelas aulas de ciências e em especial pela Astronomia, inclusive com iniciativas deles próprios de participação em olimpíadas científicas.

O trabalho continua ao decorrer dos próximos semestres abordando novos temas relacionados à astronomia proporcionando maior compreensão dos conceitos de física que envolve o tema, além de proporcionar desenvolvimento de aprendizagem motivadora e de despertar o interesse dos alunos em aprender o novo.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS