APROVEITAMENTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Palabras clave:
Energias Renováveis, Eficiência Energética, Geração Distribuída, Educação Sócio-Ambiental, Conversão de Energia e Integração de Fontes de Energia.Resumen
A habilidade para usar e converter formas de energia se destaca como um meio de sobrevivência e prosperidade desde os tempos remotos da espécie humana. Recentemente, fatores como o conforto habitacional e disponibilidade energética, passaram a ser importantes para o desenvolvimento de um país. Com o crescimento demográfico e produção industrial, é promovida a busca por aproveitamentos de fontes de energia para suprir a crescente demanda energética. Há três décadas, considerava-se ser mais favorável a produção em grandes plantas, de maneira a reduzir perdas, impacto ambiental, incrementar a confiabilidade, disponibilidade e lucratividade, a geração de energia passou a ocorrer de maneira distribuída, tão próxima à carga quanto possível. Atualmente considera-se a disponibilidade local, viabilidade econômica, questões culturais e ambientais para a recomendação de determinado aproveitamento energético para o suprimento da demanda. Estes fatores aliados à utilização direta da fonte de energia, sem a necessidade de conversão em outra forma, contribuem diretamente para o incremento da eficiência e benefícios obtidos a partir do aproveitamento energético. De acordo com a necessidade, o aproveitamento energético pode acontecer de diversas formas, para diferentes matrizes de produção, dentre as quais se destacam; o aproveitamento da energia eólica, solar fotovoltaica, aquecimento por irradiação solar, energia hidráulica, eletroquímica e hidrocarbonetos obtidos a partir da biomassa, os quais se apresentam como um horizonte sustentável e renovável para utilização em meios de transporte, indústria química e fornecimento de energia térmica. A disponibilidade, robustez e confiabilidade do sistema de energia são incrementadas a partir integração de diferentes tipos de aproveitamentos de energia. Verifica-se um bom exemplo, na integração de fontes de geração solar fotovoltaica e eólica, cuja disponibilidade é geralmente complementar. A integração de fontes, operando de maneira distribuída, para a integralização da demanda, está dando seus primeiros passos no Brasil, salienta-se, portanto, a necessidade da divulgação de princípios e consolidação de conceitos, os quais contribuirão para formação da cultura acerca do tema. A partir do projeto de extensão, Eficiência Energética nas Escolas Públicas da Região do Vale Araranguá, divulgar-se-ão conceitos e boas práticas acerca do uso adequado da energia, resultando em primeiro momento, na redução de custos com a energia elétrica em escolas públicas. A importância deste projeto se prende ao fato de que as ações isoladas, por melhores resultados que apresentem, tendem a perder o seu efeito ao longo do tempo. O projeto visa otimizar a utilização da energia elétrica através de orientações, direcionamento, ações e controle sobre os recursos humanos, materiais e econômicos, reduzindo os índices globais e específicos da quantidade de energia elétrica necessária para a obtenção do mesmo resultado ou serviço. Serão utilizados conhecimentos do ensino técnico de aprendizagem em Eletromecânica, do curso de graduação licenciatura em Física e da especialização PROEJA relacionado ao curso de Instalações Elétricas. Atualmente, estamos assistindo e participando de importantes transformações em nosso país e no mundo, com respeito à preocupação com a preservação do meio ambiente. É importante ressaltar para os alunos dos cursos conhecerem e anteciparem as mudanças que ocorrerão quanto às exigências de um novo mercado consumidor, que dará preferência e reconhecerá serviços, produtos e processos os quais possuem como compromisso a preservação do meio ambiente e o não desperdício do insumo energia elétrica. Os dados técnicos de grandezas elétricas (Consumo e Demanda) mensais e históricos levantados no projeto são de grande importância para a execução do diagnóstico energético, podendo ser extraídos da conta (ou fatura) de energia elétrica das escolas, assim como em conjunto com as suas próprias instalações elétricas (Potência, Tensão e Corrente). Esses dados poderão fornecer informações preciosas sobre a contratação correta da energia elétrica e seu uso adequado, bem como analisar seu desempenho subsidiando a gestão nas tomadas de decisões visando à redução dos custos operacionais. Além de contribuir para a conscientização das pessoas nas escolas, também contribuirá para a formação técnica e cidadã dos alunos do ensino técnico profissionalizante, os quais serão potenciais agentes multiplicadores do conhecimento quanto ao uso eficiente de energia elétrica e possibilidades referentes ao aproveitamento e integração de fontes de energia.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).