LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO
Palabras clave:
LabMat, Recursos Didáticos, Processo Ensino-Aprendizagem.Resumen
Os educadores matemáticos estão sempre à procura de alternativas que contribuam para a apropriação dos conhecimentos pelos alunos. Neste sentido, o laboratório de matemática se constitui em um ambiente privilegiado, que se explorado adequadamente, pode promover melhoras importantes na aprendizagem. Para tanto, o LABMAT, não pode ser entendido apenas como um lugar ou “depósito” de materiais concretos em matemática, mas como um ambiente que propiciará, dentre outras coisas, uma melhor relação interpessoal professor-aluno. Sendo assim, passa a ser um lugar onde se consegue aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações dos indivíduos com as outras pessoas. Pretende-se neste mini curso identificar os aspectos gerais e os objetivos de um laboratório de matemática, suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da matemática e apresentação dos recursos didáticos presentes no laboratório de matemática do IFSC.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).