LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA PARA ENSINO DE LÓGICA PROGRAMÁVEL
Palabras clave:
Laboratório de experimentação remota, Educação a distância, lógica programávelResumen
O emprego da Internet como suporte à educação a distância, tem proporcionado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto, o Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos (NERsD) do Campus Florianópolis do IFSC, iniciou em 2007 o desenvolvimento do Ambiente Virtual de Experimentação Remota, um conjunto de ferramentas computacionais que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem em disciplinas na área de microcontroladores (SILVA & DIAS, 2008). Desde então surgiram outros projetos envolvendo este tema. E atualmente o projeto “FPGA para Todos”, uma iniciativa apoiada pelo CNPq e pelo IFSC que visa à disseminação da tecnologia de lógica programável (FPGA p/ Todos, 2012), prevê, entre os seus objetivos específicos, o desenvolvimento de um laboratório de experimentação remota (LabRem) seguindo a linha de pesquisa já concebida pelo NERsD. O Laboratório Remoto de Lógica Programável é agora desenvolvido pelo projeto “FPGA para Todos”, com o apoio do NERsD, em um esforço para atender aos objetivos propostos e como mais uma solução para a disseminação de tecnologia.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).