ANÁLISE DO TEMA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLDEM À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS PRESSUPOSTOS C,T&S
Palabras clave:
Radioatividade, Aprendizagem Significativa e PNLDEM.Resumen
Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa do Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Araranguá sobre o uso de videoaulas embasadas na teoria de aprendizagem significativa sobre radioatividade e consiste de uma análise de dez livros do PNLDEM (Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio). Os critérios de análise fundamentaram-se, assim, na teoria de David Ausubel, bem como contemplaram questões relativas a um enfoque C, T, S&A. Procurou-se observar, desse modo, se os livros estão adaptados a uma aprendizagem significativa e a um olhar sobre ciência e tecnologia mais responsável e crítico. Obteve-se, num crivo organizado em forma de tabela, alguns elementos para uma reflexão por parte de educadores e subsídios para o desenvolvimento de possíveis pesquisas sobre o tema. A análise aponta que, se a ausência de erros científicos, a organização conceitual e a inserção de temas sociais e ambientais nos livros demonstram preocupação e, às vezes, grande qualidade no tratamento dado ao tema da radioatividade, nem todos os livros abordam o tema de acordo com uma teoria de aprendizagem como a significativa, dando ênfase ao conhecimento prévio, por meio, por exemplo, de lembretes relativos aos subsunçores necessários à assimilação de novos conceitos e estabelecendo conexões entre os saberes. Alguns livros trazem informações que relacionem a radioatividade a questões sociais e ambientais, outros privilegiam uma abordagem conceitual, porém raros são os que associam o cuidado com a potencialidade de aprendizagem e a sequência conceitual aos fatores sociais e ambientais que marcam fortemente o tema da radioatividade. Estes dados ajudou os autores a construir um panorama didático para a construção de um vídeo sobre radioatividade, potencial organizador prévio em aulas sobre o tema, relacionado no final do trabalho.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).