Ondas da ciência: construindo e divulgando o conhecimento por meio do rádio

Autores/as

  • Helen Clemes Cardoso
  • Adriano Antunes Rodrigues IFSC

Palabras clave:

Divulgação científica, Formação docente.

Resumen

Pautados na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este trabalho contemplou estas dimensões por meio de uma atividade interdisciplinar na formação docente, através do engajamento de licenciandos na construção de matérias de Divulgação Científica (DC) apoiados em um referencial de ensino (teoria de aprendizagem), buscando superar métodos tradicionais de ensino. A pesquisa foi desenvolvida por licenciandos do curso de Ciências da Natureza com Habilitação em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Araranguá. Foram construídos spots (pequenas inserções de até dois minutos) para difusão nas rádios locais e um blog com textos complementares sobre radioatividade e energia nuclear, destinados ao público não especializado. A construção dos materiais para DC apoiou-se nos conteúdos apresentados em três disciplinas do curso, sendo elas: Princípios da Ciência, História e Epistemologia das Ciências e Português. Esta atividade permitiu que os alunos fizessem parte do desenvolvimento e construção de seus conhecimentos. Pôde-se perceber que os alunos que integraram esta atividade mostraram romper com ideias lineares sobre ciência e tecnologia, além de aplicarem estratégias de DC e teorias de ensino-aprendizagem no material elaborado pelos mesmos.  O material produzido mostrou grande potencial, seja como DC ou em atividades formais de ensino, tendo sido considerado de fácil compreensão e com tratamento conceitual adequado. O blog e spots produzidos pelos licenciandos, também foram utilizados em uma atividade de ensino em uma turma subsequente do curso de Licenciatura, os resultados desta aplicação também são discutidos neste trabalho.

 

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

RESUMOS