Representações Sociais sobre Radioatividade dos alunos do Ensino Médio

Autores/as

  • Helen Clemes Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Samuel Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Araranguá

Palabras clave:

Representações Sociais, Radioatividade, Ensino Básico

Resumen

A radioatividade é uma temática bastante difundia socialmente, estamos constantemente em contato com ela, seja sobre seus raios ou sobre suas notícias na mídia. Em muitos casos, a população apresenta certos temores com relação a este tema, um dos fatores que leva a está percepção, é o fato de a divulgação científica a cerca deste assunto ser realizada de forma incorreta, seja na escola ou pelos meios de comunicação em massa. Tendo em vista este aspecto, e que este tema está presente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), é de suma importância que seja trabalhado de forma correta e com comprometimento na educação básica. Considerando todos estes fatores esta pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da rede pública sobre radioatividade.  A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas em três escolas da rede estadual do município de Araranguá (SC) para 54 alunos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio. Todos os alunos já haviam ouvido falar de radioatividade, sendo a escola a sua maior divulgadora. Porém os alunos demonstraram não conhecer conceitos da radioatividade através das perguntas específicas do tema. A abordagem desse assunto é de extrema importância, pois pode desmistificar alguns conceitos errôneos e também, fazer com que os mesmos sejam conhecidos e compreendidos de forma correta, por esse motivo, recomenda-se que a radioatividade seja trabalhada desde início do Ensino Básico.

Biografía del autor/a

Samuel Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Araranguá

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

ARTIGOS