ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO

Autores/as

  • Ronnie Alexandre Moreira Vaquero
  • Lucas Dominguini

Palabras clave:

Ciências Naturais, Educação, Motivação,

Resumen

Este trabalho objetivou compreender a visão dos alunos a cerca do ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental, em uma escola pública, para que, posteriormente, se possa propor técnicas para superação desse problema em busca de um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo nesta área. Para alcançar este fim, foram realizados formulários com um grupo de 62 alunos que estudam em um colégio público de Itajaí – SC. Apurou-se que o processo de desmotivação passa por várias etapas, desde a falta de incentivo da família, a falta de preparo do professor e até a falta de infraestrutura da escola pública, mas que os alunos ainda assim mantém um grau razoavelmente alto de motivação. A partir dos dados obtidos através dos formulários, foram mapeados alguns dos descontentamentos dos educandos. Notou-se que não estão disponíveis muitas obras que tratem da temática motivação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais. Assim, espera-se que este trabalho possa servir, despretensiosamente, como uma maneira de ajudar os professores que precisam encarar esta realidade cotidianamente a conseguir amenizar os efeitos que a falta de motivação têm sobre seus alunos e tornar mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

ARTIGOS