FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: COERÊNCIA COM PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR
Palabras clave:
Formação Continuada. Projeto Pedagógico. Planejamento.Resumen
O presente trabalho tem como tema a coerência entre as temáticas e metodologias propostas para a formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental e os pressupostos teóricos dos projetos pedagógicos de escolas da rede pública municipal de Sombrio, Santa Catarina. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral do estudo analisar se há coerência entre as temáticas e metodologias propostas para a formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental e os pressupostos teóricos dos projetos pedagógicos de escolas da rede pública municipal de Sombrio. A pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratório-descritiva, realizou-se em três escolas públicas municipais. Os dados foram obtidos por meio de análise documental do projeto pedagógico das escolas-campo e entrevista semiestruturada com o gestor e dois professores de cada unidade investigada. Percebemos, pelos dados coletados, que a formação docente vivenciada pelos professores está distante das perspectivas atuais de formação defendidas por Nóvoa (1992), Tardif (2002) e Pereira (2009), por privilegiar a transmissão de informações, a ênfase em temáticas relacionadas ao desenvolvimento da autoestima e a oferta de acúmulo de horas de curso, e que não há coerência entre as temáticas e metodologias desenvolvidas na formação dos professores e os projetos pedagógicos das unidades escolares. Entendemos que a formação continuada docente deve ser efetivada em um processo crítico-reflexivo, de modo a influir significativamente na aprendizagem pedagógica dos professores e, consequentemente, no desenvolvimento global da escola. Entretanto, para que isso aconteça, precisa articular-se ao projeto pedagógico escolar. A experiência investigativa nos permitiu reconhecer quão importante é que professores, gestores escolares e governos compreendam a importância da formação continuada docente significativa para a melhoria da qualidade da educação, visto que formação docente e qualidade da oferta educacional tem sido uma equação cada vez mais reclamada na realidade da escola de educação básica brasileira.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).