GESTÃO DO ENSINO DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE: DEMOCRACIA PARTICIPATIVA?
Palabras clave:
Gestão democrática, Rede Municipal de Ensino, PerspectivasResumen
O presente trabalho é resultante do projeto de pesquisa “Gestão democrática na rede municipal de ensino do extremo sul catarinense, pós LDB nº 9.394/96: perspectivas”. O estudo vem buscando identificar as perspectivas de gestão democrática presentes nos documentos e na fala da equipe gestora da secretaria de educação, referentes às políticas e práticas de organização do ensino público de um município da Associação dos Municípios da Região Carbonífera. O intuito é compreender os princípios que fundamentam a gestão democrática da rede municipal de ensino. No contato com a equipe gestora da secretaria tivemos acesso aos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal de Educação (2004); Regimento Único das Unidades de Ensino (2004) e Proposta Curricular da Rede (2008). Estes, foram analisados, com base nas perspectivas de gestão centralizada e democrática (liberal e participativa), tendo-se como referência os seguintes autores: Hora (2010), Lück (2006), Marques (2008), Paro (2001), Santos (2002), dentre outros. Na análise documental obtivemos os seguintes resultados: a gestão democrática recebeu destaque com o Índice de Preponderância (IP) correspondente a 244 entradas, número que perpassou o IP da gestão centralizada, cujo resultado foi 13 entradas. Isso significa que a perspectiva democrática prepondera sem diferença significativa entre a gestão democrática participativa e liberal. Tais resultados foram aprofundados com quatro integrantes da equipe gestora da secretaria de educação por meio de entrevistas. Nestas identificamos que as falas das entrevistadas não confirmam os resultados obtidos nos documentos, visto que seus discursos se situam no âmbito da gestão democrática liberal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).