CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, Tecnologias na educação, Metodologias inovadoras.

Resumen

O artigo avaliou a contribuição das oficinas pedagógicas realizadas pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais nas escolas pertencentes à Supervisão Regional de Educação de Taió (SC) para a formação continuada docente sobre tecnologias digitais em sala de aula. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário enviado aos participantes de três oficinas: Google para a educação, Tech Day e Ambientes Virtuais Imersivos: realidade virtual e realidade aumentada. De um total de 152 profissionais da educação participantes das oficinas, 60 responderam ao questionário desta pesquisa. A partir da análise de dados, verificou-se que oficinas pedagógicas contribuem para a formação docente, pois proporcionam aos professores conhecimento sobre a utilização de novos recursos tecnológicos e práticas pedagógicas inovadoras que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2022.v1n12.3144

Biografía del autor/a

Vânia Fuchter, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Professora especialista em tecnologias da Secretaria de Estado da Educação.

Graciane Regina Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Ambiental. Professora do Câmpus Gaspar do IFSC.

Publicado

2022-10-27

Número

Sección

ARTIGOS