A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Relação teoria e prática, Formação de professores, Políticas públicas educacionais,

Resumen

Este estudo tem como tema a relação teoria e prática nas políticas educacionais para a formação docente. O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: Como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente? Dessa forma, o objetivo desse artigo é analisar como as políticas educacionais contribuem para a relação teoria e prática na formação docente. Esse artigo tem como proposta metodológica um estudo bibliográfico, pois articula-se, ao longo da análise, os referenciais teóricos com as normativas para a formação docente do período de 2001 a 2019, problematizando a relação teoria e prática nas políticas públicas educacionais. Entre os resultados do estudo, evidencia-se distintas concepções da relação teoria e prática, de avaliação e de currículo, pois a conjuntura social e política atual tem aprofundado cada vez mais a subordinação da educação ao mercado financeiro por meio de novas normativas para a Educação Básica e para a formação docente.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2022.v1n12.2897

Biografía del autor/a

Priscila Juliana da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Jaraguá do Sul.

Publicado

2022-10-27

Número

Sección

ARTIGOS