Experimentação Remota em Santa Catarina
Palabras clave:
Tele-learning, Remote Experimentation, Remote EngineeringResumen
São mostradas as fases de nascimento, crescimento, madurecimento e cristalização da Experimentação Remota (ER) no Estado de Santa Catarina, Brasil. Em 10 anos desde seu nascimento, já é possível fazer-se uma avaliação dessa longa jornada, seus principais resultados e seus desdobramentos futuros. Um dos ganhos de maior relevância dessa experiência é a obtenção da tecnologia de ER como ferramenta auxiliar para o ensino-aprendizagem na área tecnológica,
como as engenharias e ensino técnico em geral, bem como no ensino de ciências, de forma presencial e/ou à distância.
Alguns dos experimentos realizados são ilustrados.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).