Cultura científi ca e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância(?)

Autores/as

  • Janice Pereira Lopes UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Penna Corte Real UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

cultura científi ca e tecnológica, sociedade do espetáculo, habitus, educação presencial e a distância, ensino e formação de educadores

Resumen

Partirmos da problematização de questões subjacentes às nossas experiências docentes em cursos de formação de educadores, nas modalidades de educação presencial e a distância, para refl etirmos sobre a necessidade de incorporação da cultura científi ca e tecnológica nesses diferentes espaços educacionais. A verifi cação da preponderância dessa cultura em nossas sociedades atuais, caracterizadas pela noção de sociedade do espetáculo, traz infl exões para a análise das práticas educativas e dos processos de formação de professores, nas modalidades de educação presencial e a distância. A partir do balanço prévio da situação da formação de professores na modalidade de educação a distância, no Brasil, argumentamos que a mesma mantém íntima relação e tende a reproduzir concepções e práticas presentes na educação presencial, implicando limites e possibilidades que representam desafi os para a refl exão dessa formação. Um desses desafi os é promover o diálogo, a refl exão e a incorporação crítica da cultura científi ca e tecnológica no habitus e no modo de vida dos professores, desde os processos de formação inicial à continuada.

Número

Sección

ARTIGOS