UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA NA ORGANIZAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO DO LABORATÓRIO DE AJUSTAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CAMPUS CHAPECÓ
Palabras clave:
Arranjo físico, Laboratório de Ajustagem, Ciclo PDCA, Processo de ensino-aprendizagem.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de organização do arranjo físico do Laboratório de Ajustagem do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus Chapecó, tendo em vista que esse laboratório está sendo transferindo para um espaço novo e maior, a fim de melhor acomodar as máquinas e os equipamentos. Para auxiliar nessa organização, como embasamento, serão usados o ciclo PDCA, ferramentas da qualidade (brainstorming, diagrama de causa e efeito e 5W2H) e normas regulamentadoras. Com essas ferramentas, pretende-se organizar o laboratório de forma que torne seu uso eficiente, bem como, que contribua com o processo de ensino-aprendizagem, considerando que professores e alunos dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletromecânica, e do curso de Engenharia de Controle e Automação desenvolvem atividades educativas nesse espaço. São nos laboratórios que os alunos têm a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos apreendidos durante as aulas, e de realizarem atividades que exercerão profissionalmente.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).