APLICAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores/as

  • João Paulo Cardoso de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Pedro Schardosim Simão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Willian Rochadel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Experimentação Remota, Dispositivos Móveis, Ensino de Física, Mobile Learning

Resumen

O propósito deste documento é apresentar aspectos referentes à experiência de desenvolvimento e implantação de uma aplicação voltada à utilização da experimentação remota em dispositivos móveis e do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem. O modelo desenvolvido é aplicado na forma de projeto de pesquisa, com parceria de uma escola de educação básica, onde acompanha-se a disciplina de física de turmas da 2ª série do ensino médio. A construção deste sistema fundamenta-se na interação entre dispositivos móveis, experimentos remotos e o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, totalmente baseados em recursos de software de código aberto e openhardware.

Biografía del autor/a

João Paulo Cardoso de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Engenharia da Computação e bolsista do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab)

José Pedro Schardosim Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Tecnologia da Informação e Comunicação e bolsista do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab)

Willian Rochadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Tecnologia da Informação e Comunicação, servidor da UFSC e bolsista do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab)

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto UFSC e coordenador do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab)

Publicado

2013-11-27

Número

Sección

RESUMOS