APLICAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Palabras clave:
Experimentação Remota, Dispositivos Móveis, Ensino de Física, Mobile LearningResumen
O propósito deste documento é apresentar aspectos referentes à experiência de desenvolvimento e implantação de uma aplicação voltada à utilização da experimentação remota em dispositivos móveis e do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem. O modelo desenvolvido é aplicado na forma de projeto de pesquisa, com parceria de uma escola de educação básica, onde acompanha-se a disciplina de física de turmas da 2ª série do ensino médio. A construção deste sistema fundamenta-se na interação entre dispositivos móveis, experimentos remotos e o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, totalmente baseados em recursos de software de código aberto e openhardware.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).