PROFESSOR DE CIÊNCIAS COM CARGA HORÁRIA INTEGRAL NO LABORATÓRIO DIDÁTICO: DESAFIOS E AVANÇOS
Palabras clave:
Laboratório de Ciências, professor locado, ensino de CiênciasResumen
Devido a uma série de fatores, o ensino de Ciências tem preterido a utilização de experimentos didáticos para somente aulas teóricas expositivas. [1] Um dos fatores que implicam na não realização de experimentos, é a falta de tempo do professor em preparar aulas experimentais, visto que a maioria dos professores está com sua carga horária de trabalho lotada. [2] O professor precisa fazer com que o aluno faça uma relação do novo conceito ensinado com o que ele já possuía anteriormente, e que isso tenha significado para o aluno. Este é um desafio que pode ser vencido no ensino de Ciências. [3] Há despreparo dos professores para realizarem as aulas práticas pelo fato de não serem graduados na licenciatura da disciplina que trabalham na escola, fazendo com que aconteça a falta de motivação aliada à falta de condições de trabalho nos laboratórios e provocando, dessa forma, o ensino completamente teórico e expositivo. O IFSC Campus Araranguá, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES, disponibiliza para duas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, dez bolsistas residentes que desenvolvem atividades ligadas ao ensino de Ciências nas escolas. Nessas escolas foram implantados laboratórios que foram batizados pelos bolsistas como Marie Curie ( Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi ) e Porta da Ciência ( Escola de Educação Básica Professora Neusa Ostetto Cardoso ). A maioria dos professores conta com inúmeros empecilhos que dificultam as aulas experimentais. Dentre eles podemos destacar; (i) A inexistência de um laboratório de ciências nas escolas; (ii) Pouco tempo para a elaboração e preparação de aulas experimentais; (iii) Falta de capacitação dos professores. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do uso do laboratório de ciências integrado com aula de exposição oral no ensino médio. Para isso são necessários: (i) Criar um ambiente adequado para a realização de aulas experimentais; (ii) Fomentar a formação inicial e continuada de professores para a exploração destes espaços. (iii) Mostrar a relevância do professor em horário integral no laboratório de ciências.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).