FORMAÇÃO HUMANA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS EM TORNO DOS TEXTOS DE MARX
Palabras clave:
Formação Humana. Educação. Trabalho. Marx.Resumen
Este estudo tem comofinalidade discutir Formação Humana e Trabalho a partir das concepções de Marxe como a educação está presente nessas discussões. Trata-se de uma revisãobibliográfica baseada na literatura especializada através de consultas deartigos científicos por meio de pesquisas em diversas bases de dados. Naperspectiva marxista, o homem é ser que trabalha, que é consciente, livre esocial. A formação humana é observada no processo de objetivação do gênero e avida do sujeito como um ser social, ou seja, o homem é um ser construídosocialmente. O que faz um sujeito é a atividade vital, Marx a define como aasseguradora da sua existência. Para o homem a atividade vital é o trabalho,este é resultado de uma ação consciente, sendo uma práxis. Nos pensamentos marxistas, apenas uma sociedade sempropriedade privada possibilitaria o pleno desenvolvimento do homem. Pode-seconcluir que o processo educativo ajuda a desenvolver as aptidões ontológicas,isto é, a humanização, sendo ela o agente transformador da sociedade econstrutor de um homem consciente e livre.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).