INTERDISCIPLINARIDADE: A ÉTICA AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Fabiano Procópio Daros IFC - Campus Sombrio
  • Sandra Pottmeier UNIASSELVI
  • Leonilda Wessling FURB

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ética, Desenvolvimento Sustentável, Educação.

Resumo

O presente artigo é recorte de uma pesquisa que está em andamento acerca da Ética Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável e se insere numa escola da rede estadual de ensino, localizada no Vale do Itajaí (SC). Tem-se, assim, por objetivo compreender os conceitos de ética e desenvolvimento sustentável em contexto escolar, pois esse é um tema pertinente na sociedade contemporânea, dadas as transformações humanas e tecnológicas que vem ocorrendo em pleno século XXI, da era do conhecimento. O estudo aqui se justifica pela relevância que se tem em pensar o meio ambiente como proposta interdisciplinar em áreas como educação e o turismo a partir de leituras que deem subsídios e sirvam de suporte para a reflexão atual sobre o meio em que os sujeitos da escola-campo de estudo se inserem. A metodologia é a exploratória, pois recorre-se como aporte teórico a bibliografias no que tange ao tema. Além disso, serão utilizadas imagens atuais de poluição e imagens do que já vem sendo feito (mudança de atitude) para preservação do meio ambiente. Assim, esse estudo possibilitou articular à teoria à prática e permitiu pensar num conceito de ética ambiental e desenvolvimento sustentável a partir do aporte teórico à vivência da comunidade, bem como esta precisa ser sensibilizada sobre a importância de manter e preservar o meio em que vive. A preocupação com a organização do espaço demanda uma nova postura diante dos problemas sócio ambientais. Portanto, o planejamento do desenvolvimento ético e sustentável de uma região, como é o caso do Vale do Itajaí (SC), envolve todas as áreas do conhecimento respeitando-se, sobretudo, a qualidade de vida de sua população e a preservação do meio em que vivem.

Biografia do Autor

Fabiano Procópio Daros, IFC - Campus Sombrio

é acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio (2011-2014). Participou como bolsista no Projeto de Extensão "Promoção de Semanas Acadêmicas na Unidade Urbana Campus Sombrio", sob orientação da professora Kênia Zanella (2013). Possui formação em nível médio - Técnico em Administração (1999). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, bem como na área da Comunicação. Atuou no segmento rádio nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Sandra Pottmeier, UNIASSELVI

é graduada em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009), Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, na linha de Discurso e Práticas Educativas (2010), atual linha de Linguagem e Educação. Atualmente é docente do quadro do magistério do Estado de Santa Catarina, ministrando aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola de Educação Padre José Maurício, município de Blumenau (SC). É docente e revisora colaboradora no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Indaial). Membro da Equipe Editorial do Periódico Revista Técnica CENSUPEG (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação). Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística com foco nos seguintes temas: textualidade, leitura, alfabetização/letramento, discurso, prática de análise de linguística, mídias.

Leonilda Wessling, FURB

Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007). Atualmente é professora da Universidade Regional de Blumenau e efetiva - secretaria de educação estado/sc. - Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Imigração Europeia, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio, fitoterapia, desenvolvimento regional, plantas medicinais, saúde, cultura popular, embutidos; cultura, hábitos, imigração e alimentação, culinária, europeia. Doutoranda no mesmo programa (2013)

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS