ESCARABEÍNEOS COMO INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL EM ÁREAS RECUPERADAS APÓS MINERAÇÃO

Autores

  • Joana Zampronio Bett Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Patrícia Menegaz de Farias Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Scarabaeinae, bioindicadores, mineração

Resumo

A mineração é uma atividade econômica vista como sinônimo de geração de problemas ambientais. Buscando diminuir o grau de fragmentação do ambiente é realizado o processo de recuperação em áreas degradadas. Para realização de estudos de qualidade ambiental os bioindicadores são amplamente utilizados, pois estão diretamente relacionados com as características específicas da paisagem, respondendo assim às alterações ambientais. Os besouros da subfamília Scarabaeinae realizam inúmeros serviços ecossistêmicos ligados principalmente à melhoria das condições físico-químicas do solo e são frequentemente apontados como importantes bioindicadores (Halffter et al., 1992), pois através de sua estreita relação com os recursos ambientais pode-se inter-relacionar sua presença com a alteração encontrada no meio. No Brasil, são escassos os estudos que analisem a composição da comunidade de escarabeíneos em áreas recuperadas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou detectar a presença-ausência de besouros escarabeíneos em áreas com diferentes estádios de recuperação ambiental após uso pela mineração.

Foi encontrado um total de 43 indivíduos, pertencentes a cinco espécies: Ontherus sulcator (Fabricius, 1775); Dichotomius nissus (Olivier, 1789); Canthon sp; Eurysternus parallelus (Castelnau, 1840); Deltochilum irroratum (Laporte, 1840). Na área com estádio de recuperação ambiental mais avançado (2) o número de indivíduos coletados foi maior (n= 40) do que na área 1 (n=3).Indivíduos de todas as cinco espécies foram registrados na área 2 contra apenas duas espécies presentes na área 1.  Sugere-se que a diferença, tanto no número de indivíduos quanto no número de espécies esteja associada ao tempo de recuperação, visto que na área 2 já apresenta cinco anos. Pois fatores como cobertura vegetal e tipo de solo influenciam na distribuição espacial destes besouros. De acordo com Davis et al., (2000) populações que ocupam ambientes fragmentados podem apresentar grandes flutuações demográficas, o que sugere-se ter ocorrido nos resultados aqui apresentados. A biomassa total foi de 2,022 g, enquanto que o tamanho médio dos indivíduos encontrados foi de 10,86 mm. A presença destes organismos em áreas com estádio avançado de recuperação demonstra aumento da biodiversidade.

Diferenças na densidade e na riqueza dos indivíduos de Scarabaeinae de acordo com o período de recuperação ambiental das respectivas áreas demonstrou que seu monitoramento como bioindicador em áreas utilizadas pela mineração pode servir como subsídio para a avaliação do estádio de recuperação em que estas áreas se encontram.

DAVIS, A.J. 2000. The role of local and regional processes in shaping dung beetle communities in tropical forest plantations in Borneo. Global Ecology and Biogeography, v.9, p. 281-292.

 

HALFFTER, G.; FAVILA, M. E.; HALFFTAR, V.  1992. A comparative study of the structure of the scarab guild in Mexican tropical rain forests and derived ecosystems.   Folia Entomologica Mexicana.84:131-156


Biografia do Autor

Joana Zampronio Bett, Universidade do Sul de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Agronomia na Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista de iniciação cientifica no Laboratório de Entomologia o curso de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina-LECAU.

Patrícia Menegaz de Farias, Universidade do Sul de Santa Catarina

Laboratório de Entomologia do Curso de Agronomia LECAU

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

RESUMOS