A ABORDAGEM DO REINO MONERA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Ensino básico, Aprendizagem significativaResumen
Objetivou-se utilizar metodologias para o ensino de Ciências que vise a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Araranguá (SC) no primeiro semestre de 2013, com 24 alunos do 7o ano. O tema abordado durante nove aulas foi o Reino Monera. A aprendizagem significativa foi utilizada como pano de fundo para o desenvolvimento das atividades. Diversas modalidades didáticas foram utilizadas, como: aula expositiva, simulações e demonstração, conforme recomendações de Krasilchik (2012). Os dados foram anotados em um diário de campo para posterior análise. A diversificação de atividades privilegia a aprendizagem dos alunos. A utilização de organizadores prévios permite aos alunos se identifiquem com o tema abordado. Além disso, as atividades lúdicas fazem com os alunos se sintam a vontade para a construção ou reconstrução do conhecimento, assim como na evolução conceitual. Cabe ao professor desenvolver as aulas buscando sempre diversificar as metodologias empregadas, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).