A ABORDAGEM DE MAMÍFEROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Marizete de Oliveira Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Susana Cardoso da Silva Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá

Palabras clave:

Livros didáticos, Mamíferos, Ensino de Ciências

Resumen

Objetivou-se analisar como o conteúdo de mamíferos é apresentado nos livros didáticos de Ciências. Foram identificados os livros didáticos de Ciências aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), presentes no Guia do Livro Didático. Dentre esses foram escolhidos os utilizados no 7o ano das escolas do extremo sul de Santa Catarina. Os títulos selecionados foram: Bizzo e Jordão (2009), Canto (2009), Barros e Paulino (2009), Gewandsznajder (2009), Favalli et. al. (2009), Trivellato Júnior et al (2009) e Alvarenga (2008), chamados de A, B, C, D, E, F e G, respectivamente. Os critérios presentes na ficha de análise foram: caracterização da presença do tema, linguagem utilizada, relação do conteúdo com a vida cotidiana dos alunos, a regionalização do tema e os exercícios propostos. Os livros didáticos analisados fazem uma apresentação razoável do tema mamíferos. Porém, alguns pontos ainda são frágeis, como: número reduzido de páginas em alguns livros, o uso de linguagem muito técnica algumas vezes, falta de relação com o cotidiano dos alunos e pouca regionalização do tema. É muito importante que tais problemas sejam sanados nas próximas edições dos livros. Além disso, é importante que o professor no momento de trabalhar o tema esteja atento a tais problemas, para saná-los.

Publicado

2013-11-27

Número

Sección

RESUMOS