ESTUDO DA REAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DE UM CORANTE ORGÂNICO PELO COMPLEXO Fe(III)-AS E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO ASSISTIDA PELA RADIAÇÃO DA LUZ VISIVEL – COM VISTAS AMBIENTAL.
Palabras clave:
complexo ferro (III), degradação de corantesResumen
Os compostos de coordenação representam um amplo campo de estudos na química inorgânica. Atualmente uma área de pesquisa atuante está nos estudos da degradação de poluentes orgânicos, persistentes em água, utilizando íons complexos. É de conhecimento que os corantes utilizados nos processos produtivos das indústrias estão tornando-se a maior fonte de contaminação do meio ambiente. Assim, vários complexos de ferro foram relatados eficientes para a fotodegradação de poluentes orgânicos, juntamente com a utilização da radiação no visivel para uma degradação efetiva.1
Os processos oxidativos avançados estão se tornando cada vez mais uma tecnologia aplicável no tratamento de efluentes. No entanto, mesmo havendo vários métodos para o tratamento de corantes, a remediação fotoassistida é uma técnica amplamente utilizada devido a sua eficiência. Além disso, a degradação de corantes assistida pela luz visível é uma tendência emergente nos tempos recentes.
Neste estudo, buscou-se verificar a eficiência em aplicar o complexo Fe(III)-AS na degradação de um corante orgânico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).