FORMAÇÃO DOCENTE: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Educação a Distância, Interação, Professor.Resumen
O presente artigo está ancorado na Análise Dialógica do Discurso e se inscreve no Curso de Educação a Distância: Gestão e Tutoria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Este estudo tem por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois é um ser social e histórico, permeado pela era do conhecimento. Buscam-se assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências/Biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação em que todos os seres humanos têm habilidades para escrever e ler e usar as novas tecnologias (Internet). O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada aluno da EAD, capacidades essas que se incluem no espaço social e cultural por meio de sua interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, permite que o aluno tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento. É um processo que possibilita ao estudante ter uma organização do tempo e espaço de estudo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).