JOGOS MATEMÁTICOS
Keywords:
Jogos Matemáticos, Quadrado Mágico, SudokuAbstract
A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Nesta apresentação, introduziremos dois jogos matemáticos que vem constantemente ganhando espaço dentro das salas de aula: Quadrado Mágico e Sudoku. O primeiro consiste em preencher uma tabela de “n” linhas e “n” colunas com algarismos de 1 a n2, sem repetição, de modo que a soma de cada linha, coluna e diagonais permaneça constante. O menor quadrado mágico possível é o de 9 elementos, ou seja, com 3 linhas e 3 colunas (3x3 ou ordem 3), pois não existe uma forma de dispor os elementos de 1 a 4 (2x2 ou ordem 2) de modo que a soma de dois dos elementos seja igual a soma dos dois restantes. Ainda, os quadrados mágicos podem ser classificados em três classes distintas, sendo que há formas diferentes de resolução para cada uma delas. Do mesmo modo, há uma diferença no modo de resolução de um quadrado mágico de ordem par (4x4, 6x6, 8x8, ...) e um de ordem ímpar (3x3, 5x5, 7x7, ...). Veremos algumas dessas técnicas no decorrer da apresentação.
O Sudoku consiste em preencher uma tabela de 9 linhas e 9 colunas divididas em 9 regiões de 3 linhas e 3 colunas de modo que os algarismos de 1 a 9 apareçam uma, e somente uma vez em cada linha, coluna ou região, sendo que algumas posições já estão preenchidas inicialmente. Há quatro níveis de Jogos Sudoku, sendo que o mais difícil (apelidado de diabólico) possui um grau de complexidade tão alto, que é necessário escrever todas as possibilidades em papel e após, fazer uma análise complexa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).