O PAPEL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS INSTITUIÇÕES TÉCNICAS
Abstract
O uso da ciência e da tecnologia, através de processos de formação científica, tem proporcionado numerosas transformações na sociedade. Nessas transformações, é possível identificar os benefícios e também os numerosos riscos que acompanham a sede pelo desenvolvimento científico-tecnológico que, após a sociedade industrial, confunde-se com sede pelo progresso. A escola é um espaço que possibilita a mudança de concepções através de práticas educativas focadas na formação de um sujeito com atitudes autônomas e reflexivas frente ao papel social da ciência e da tecnologia. A formação científica, principalmente numa instituição pública, não é um bem individual, mas reveste-se de caráter social, uma vez que é financiada pela sociedade como um todo para atender as suas necessidades. Nas Instituições Técnicas, a Iniciação Científica pode ser um instrumento que provoca rupturas pedagógicas, epistemológicas e de concepção social sendo, portanto, constituinte da formação do sujeito crítico. A mesma pode contribuir na formação de atitudes científicas, de questionamento, com relação ao conhecimento. Além disso, pode ser concebida como processo de formação científica, entendendo a pesquisa como ambiente de aprendizagem, viabilizando ao aluno aprender a questionar, duvidar, argumentar com profundidade suas dúvidas e as dos colegas. Essa é uma visão da pesquisa que possui caráter formativo e que manter certo distanciamento do método científico. Dessa forma, há o entendimento de que a pesquisa escolar precisa acontecer paralela às aulas, independente do nível de ensino. Por isso, será discutido nesta conferência o papel da Iniciação Científica nas Instituições Técnicas, especificamente nos Institutos Federais, considerando os pactos e impactos da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. Inicialmente é feito um resgate histórico da Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico no Brasil. Na sequencia serão discutidas algumas concepções de Iniciação Científica no processo de formação apresentando a importância de perceber o conhecimento científico como processo histórico, cultural e social. Por fim, são sinalizadas possibilidades de práticas de Iniciação Científica em Cursos Técnicos no cenário brasileiro e catarinense. No desenvolvimento da Iniciação Científica no Ensino Médio e Ensino Técnico, é fundamental se efetivar uma vigilância pedagógica da prática docente e vigilância epistemológica do desenvolvimento do espírito científico. Para que isso se efetive, é fundamental uma reflexão constante acerca da Iniciação Científica na formação do jovem.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).