VÍDEO-AULA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA

Authors

  • Glenda Clemes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • Hilson José Gabriel Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Câmpus Araranguá

Keywords:

Ensino de física, Vídeo aula, Aprendizagem Significativa

Abstract

Muitas discussões envolvem o ensino de física e como os professores podem abordar os temas de forma diversificada, promovendo no aluno o interesse pela área. Há uma diversidade de recursos que podem ser utilizados em sala de aula, mas, algumas vezes, pela baixa carga horária da matéria nas escolas, na grade do ensino médio, e pela dificuldade em encontrar estes métodos com tópicos específicos do conteúdo, os professores aderem ao estilo tradicional, quadro e giz. As vídeo-aulas são recursos tecnológicos que podem servir para dinamizar e como organizadores prévios nas aulas de física. Os vídeos de curta duração possibilitam relacionar o tema com o cotidiano do aluno, além de atrair a atenção por ser um recurso diferenciado mais detalhado. O trabalho teve como objetivo avaliar a importância da utilização de vídeo-aulas em física no ensino técnico integrado do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. A presente pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2012 com 35 alunos do 1o ano do Ensino médio e foi divida em dois momentos: realização de uma aula utilizando uma vídeo-aula como organizador prévio e a aplicação de um questionário, para ver a eficiência desse recurso didático para o ensino de física. Ficou claro, pelas respostas dos alunos, que eles se sentiram mais interessados e mais motivados para o estudo da física, com a utilização das vídeo-aulas. Assim, verificamos que esse recurso didático contribui para o processo ensino-aprendizagem no ensino de física. A inserção deste tipo de prática pedagógica tende a bons resultados se bem utilizados, aumentando a interação do aluno com o tema e promovendo a capacidade deles de esclarecimento sobre conteúdo, deixando de considerá-lo tão abstrato.

Author Biography

Samuel Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Câmpus Araranguá

Professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física

Published

2012-11-07

Issue

Section

ARTIGOS