DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO APLICADO NO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE VOLTADO A MELHORIA DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA
Keywords:
Educação profissional e tecnológica, gestão educacional e industrial, competências e habilidades, metodologia de avaliação, qualidade na educaçãoAbstract
Este trabalho apresenta um conjunto de iniciativas que foram desenvolvidas na área de gestão educacional de uma escola de ensino técnico-profissionalizante que tem como mantenedora uma indústria de conformação de placas cerâmicas. Estas iniciativas foram baseadas no desenvolvimento e aplicação de um modelo educacional que tem como diferencial uma nova metodologia de avaliação fundamentada nos conceitos de valores (competências e habilidades pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas). Para tanto, a pesquisa explorou a educação nos níveis médio-técnico/profissional, a qualidade da gestão educacional e industrial e o perfil dos alunos egressos formados com este novo tipo de gestão. A validação deste modelo educacional ocorreu a partir de uma análise ambiental nas instituições envolvidas, baseada em uma etapa de coleta de dados perceptivos e uma segunda etapa de coleta de dados evidentes. Através desta análise, observou-se um grande salto qualitativo dos envolvidos, pois este modelo apresentou uma melhora no desenvolvimento sócio-educativo da comunidade escolar e, sobretudo da relação do aluno com a escola e principalmente com a indústria. Verificou-se ainda que o diferencial deste novo modelo de gestão educacional foi o de preparar o aluno ainda no ambiente escolar para os desafios que o esperam no setor industrial, pois este tipo de gestão tem como principal propósito a formação de pessoas de excelência.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).