A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA COMO ORGANIZADOR PRÉVIO NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Consciência ecológica, Física, materiais reutilizáveis e de baixo custoAbstract
O primeiro contato formal com o ensino de Física se dá normalmente no fim do Ensino Fundamental, e deste primeiro contato depende todo o seu ensino subsequente. Para que a predisposição em aprender seja fomentada nestes estudantes, uma possível estratégia é o uso de organizadores prévios com temas que estejam no seu cotidiano, e um destes é, sem dúvida, a questão ambiental. Para que a predisposição em aprender fosse alcançada o projeto relatado neste trabalho envolveu estudantes do final do Ensino Fundamental em um clube de ciência onde a temática do lixo era explorada na forma de organizador prévio para as posteriores atividades potencialmente significativas de ensino de Física.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).