O PAPEL DO GESTOR DEMOCRÁTICO: COM A PALAVRA O PROFESSOR
Keywords:
Gestão Democrática, Gestor, Educação, Discurso, Efeitos de Sentido.Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender o papel do gestor num processo democrático a partir da voz do professor de escola pública. Esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo se justifica, pois há discursos que circulam socialmente na instituição escolar e que provavelmente levem os sujeitos a pensarem desta e não de outra maneira acerca do papel do gestor democrático no ambiente educacional. A metodologia utilizada está baseada em entrevistas individuais com questionário de pergunta aberta com três profissionais da educação. O arcabouço teórico-metodológico da pesquisa se inscreve na Análise do Discurso e é cotejado com pesquisas sobre currículo com foco na gestão democrática. O presente estudo está vinculado ao Eixo Temático: Projeto Político Pedagógico e Organização do Ensino Educação, Cultura e Sociedade, inserido no Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados das análises sinalizaram que os professores produzem um efeito de sentido no que concerne ao papel do gestor considerando-o democrático a partir de suas atitudes. Estas análises apontam para o papel do gestor como participativo, mediador, responsável. Depreende-se deste efeito de sentido que os sujeitos são interpelados pelas exigências do mercado de trabalho; para um discurso da contingência - circunstancial, que marca uma ruptura de um percurso histórico. Os sujeitos sinalizaram também para uma heterogeneidade constitutiva que se dá através do contato com o Outro no meio em que se inserem, a escola, e que circulam socialmente. Isto os leva a ingressar em outros discursos (da escola, da mídia entre outros).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).