TRAJETÓRIA ACADÊMICA E A INSERÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE AGRONOMIA - IFSC CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumen
Esta pesquisa foi conduzida junto a estudantes e egressos do Curso Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus São Miguel do Oeste. A pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil dos acadêmicos e correlacionar a trajetória de formação com a inserção profissional, com ênfase no processo sucessório entre os oriundos de unidades agrícolas familiares. Em termos metodológicos, o levantamento de dados ocorreu por meio de questionários fechados. O público-alvo foram os 61 estudantes e 36 egressos. A análise dos dados permitiu verificar que 63,9% dos respondentes são oriundos de famílias rurais, aos quais se somam 28,8% sem ligações dos pais com a agricultura. A origem geográfica dos acadêmicos está concentrada em municípios situados a um raio de 60 km de São Miguel do Oeste. Os anseios em relação ao curso são similares entre os grupos com diferentes origens, persistindo muitas incertezas em relação ao futuro. Durante o curso são comuns as mudanças de ideias sobre a ocupação profissional almejada. Após formados, enquanto aguardam oportunidades laborais, muitos assumem ocupações temporárias distintas dos seus anseios. Entre os oriundos do espaço rural, destaca-se a busca pela melhoria da propriedade da família e a continuidade como agricultor, sendo que um em cada dois egressos, objetivam assumir a condução dos empreendimentos familiares.
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