ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA

Autores

Resumo

Na educação contemporânea, há a tendência de priorizar o envolvimento maior do aluno nos processos educacionais, especialmente a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo a organização e aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a primeira oferta da unidade curricular a distância de Gestão de Saúde e Segurança do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para isso, foi estruturado um AVA dividido em quatro tópicos, contendo uma atividade fundamentada na metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Após a organização, o AVA foi utilizado em uma turma ao longo do primeiro semestre de 2020. O resultado da prática foi considerado satisfatório, pois 92,3% dos discentes consideraram a metodologia da unidade curricular boa ou ótima.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2022.v1n12.3417

Biografia do Autor

Daniel Antonio Kapper Fabricio, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Mineração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFRGS (2013), Mestrado em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Mineração, também pela UFRGS (2015) e Especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó, na área de Engenharia de Produção e Coordenador de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do Câmpus Chapecó. Atua nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão da Produção e Incerteza de Medição.

Antonio Luiz Gubert, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciado em Letras com habilitação em Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê; Mestre e Doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná; Estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Londrina, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Vanderci de Andrade Aguilera (área de Dialetologia). Professor no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê, em regime de Dedicação Exclusiva. Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do câmpus. Líder do Grupo de Pesquisa Língua e Literatura no oeste catarinense. Avaliador de cursos e instituições do Inep/Ministério da Educação. Membro titular no Conselho Municipal de Educação e membro suplente no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ambos da cidade de Xanxerê. Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística; Dialetologia; Sociogeolinguística; Crenças e Atitudes Linguísticas; Tecnologias para o Ensino e Formação Docente.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

ARTIGOS