FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA: UMA REVISÃO SOBRE OS MÉTODOS PROMISSORES DE IMOBILIZAÇÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO

Autores

Resumo

A fotocatálise heterogênea se apresenta como uma solução promissora para a descontaminação de águas através do uso de fotocatalisadores semicondutores, como o TiO2, ativados por luz UV ou visível. No entanto, a recuperação destes fotocatalisadores após o término do tratamento é dispendiosa e demorada devido ao pequeno tamanho das suas partículas. Desta maneira, o presente trabalho apresenta uma revisão sobre variadas técnicas que têm sido desenvolvidas para imobilizar TiO2 em diferentes materiais suporte, sem, contudo, reduzir de modo considerável sua atividade fotocatalítica. Os métodos que serão abordados são: sol-gel, sputtering, deposição química de vapor, eletrodeposição, tratamento térmico e dip-coating. Também serão discutidos os parâmetros de síntese dos materiais fotocatalíticos e o seu desempenho na degradação de vários tipos de compostos orgânicos presentes em meio aquoso.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2022.v1n12.3324

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Wolff, Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso Superior em Processos Químicos, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Lages. 

Carolina Berger, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Química. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Urupema. 

Mariele Abádia Elias, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ambiente e Saúde. Técnica de Laboratório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Lages.

Ana Paula Kurek, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Enganharia Química. 

Jaqueline Suave, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Química. Professora do Câmpus Lages do IFSC. 

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

ARTIGOS