AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA COBERTURA VACINAL CONTRA O SARAMPO EM CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE/SC: UM ESTUDO DESCRITIVO NO PERÍODO DE 2010 A 2018
Keywords:
Eficácia. Cobertura Vacinal. Sarampo. Crianças.Abstract
O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa, sendo prevenível através da vacinação que pode ocorrer por meio de duas vacinas: Tríplice Viral e Tetra Viral. Nesse estudo procuramos avaliar a eficácia do alcance das coberturas vacinais contra o sarampo em crianças com até 1 ano, 11 meses e 29 dias de idade, entre os anos de 2010 a 2018. Trata-se de um estudo ecológico descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando o município de Joinville como unidade de análise. Os dados foram coletados do Ministério da Saúde (Sinan-Net e DATASUS) no período de 2010 a 2018. Os resultados evidenciaram níveis expressivos de coberturas vacinais, além de variações entre os percentuais de vacinação apresentados. Em síntese, mesmo com a ausência da circulação do vírus do sarampo no município de Joinville no período avaliado, o estudo observou que a população realiza a vacinação. Entretanto, o estudo apontou inconsistências nos dados coletados e propõe hipóteses para avaliação das coberturas vacinais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).