O SANEAMENTO COMO FONTE DE SAÚDE E INTERAÇAO DO HOMEM COM SEU AMBIENTE DE VIDA

Autores

  • Cristiane Rampinelli Gava UNESC
  • Maristela Gonçalves Giassi

Palavras-chave:

Saneamento, Saúde, Educação

Resumo

O SANEAMENTO COMO FONTE DE SAÚDE E INTERAÇAO DO

HOMEM COM SEU AMBIENTE DE VIDA

 


INTRODUÇÃO

 

Atualmente, a oferta de saneamento associa sistemas constituídos por infraestrutura física (obras e equipamentos) e uma estrutura educacional, legal e institucional, que abrange os seguintes serviços: Abastecimento de águas ás populações com qualidade compatível com a proteção de sua saúde e em quantidade suficiente para a garantia de condições de conforto; coleta, tratamento e disposição ambiental adequada e sanitariamente segura dos esgotos sanitários, incluídos os rejeitos provenientes das atividades doméstica, comercial e de serviços, industrial e pública; coleta de águas pluviais e controle de inundações; controle de vetores de doenças transmissíveis, insetos, roedores, moluscos etc. (BRAGA 2002; NUVOLARI 2003). Dada sua importância para a saúde da população, foi realizada esta pesquisa cujo objetivo é verificar o que as pessoas conhecem sobre a rede de esgoto de CASAN e a importância dada a sua instalação.

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho quali - quantitativo desenvolvido em parte da área de abrangência das obras da rede de esgoto que está sendo realizada na cidade. Optou-se especialmente por áreas mais residenciais para obtenção de maior número de informações, (Santo Antonio e Comerciário), contudo, pequenos comércios e pequenas empresas situados nas mesmas áreas também participaram da pesquisa.  Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com a maioria das questões fechadas e algumas abertas. Foram também realizados contatos com a CASAN (Companhia de Água e Saneamento) para solicitação do mapa de abrangência da rede construída e determinar uma área representativa do seu todo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O projeto teve início em junho de 2012, com término em junho de 2013. Pode-se verificar que os moradores entrevistados (29) do bairro Comerciário (100%) já possuem a ligação de esgoto em suas residências. A maioria deles mora em prédios de apartamentos (80%). Porém, no bairro Santo Antônio dos 26 entrevistados, (31%) ainda não ligaram pelo fato de residir no bairro há pouco tempo, ou então, por falta de comunicação pelos órgãos responsáveis ou até por questão financeira. Nenhum morador entrevistado informou alguma doença em sua família por causa do esgoto sanitário, possuindo eles, ou não, a ligação. Quanto à saúde pública dos bairros, quando solicitado para atribuir notas de 1 á 10: no bairro Comerciário (75%) deu nota entre 7 e 8, no Santo Antônio (53%) deram nota entre 7 e 8, mostrando que valorizam a saúde e a educação como elementos importantes para os bairros.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir que partes significativas dos moradores entrevistados conhecem e se importam com a ligação do esgoto sanitário em suas residências. Enfatizam sua importância, principalmente por ser um processo relevante para o Meio Ambiente e para a saúde da população. Percebe-se discrepância no número de ligações entre os dois bairros. Nota-se a necessidade de maiores informações sobre a importância de se fazer a ligação na rede, principalmente na área residencial de menor poder aquisitivo. Sugere-se processo educativo e informação, pois os mesmos já estão pagando pela rede e ainda não estão usando.

 

 

 

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS