O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS – AÇÃO REFLEXÃO COM ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ESCOLAS DA REGIÃO SUL DE SC.
Keywords:
Ensino de Ciência, Educação, EscolasAbstract
O laboratório de Ensino de Ciências (LEC) vem agregando conhecimentos nas diversas áreas da Ciência e Biologia contribuindo para uma aprendizagem significativa e mais próxima do aluno. Nele são desenvolvidas atividades educativas de Ciências e Educação Ambiental. Essas áreas do conhecimento são hoje basilares para a compreensão de um mundo dependente da Ciência e da tecnologia. As atividades desenvolvidas no LEC com professores e estudantes são importantes porque muitas escolas que são precárias em recursos didáticos pedagógicos e/ou espaço físico, têm a oportunidade de proporcionar aulas práticas e oficinas que contribuem efetivamente com o aprendizado, troca de conhecimentos e ampliação da visão de mundo de cada um. Fourez (2003, p. 111) ao tratar sobre o Ensino de Ciências, chama a atenção para as deficiências enfrentadas pelos professores tanto na crise que afeta as escolas, como na formação de professores, e observa que não é de surpreender, “que os professores de ciências se sintam tão desprovidos face à crise do ensino de sua disciplina, e que muitos entre eles se refugiem em sua disciplina”, ou seja, que se mantenham nos processos educativos mais tradicionais sem coragem para novos desafios. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver estudos referentes ao Ensino de Ciências da Natureza para professores e alunos das redes pública, municipal e estadual de Criciúma, dinamizando e valorizando o ensino nesta área do conhecimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).