O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS – AÇÃO REFLEXÃO COM ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ESCOLAS DA REGIÃO SUL DE SC.

Autores

  • Daiele Bendo Pagnan
  • Mariane Trichês Pezente
  • Vanessa Anflôr Velho Cardoso Unesc
  • Maristela Gonçalves Giassi Unesc
  • Miriam Da Conceição Martins Unesc
  • Zenaide Pais Topanotti UNESC

Palavras-chave:

Ensino de Ciência, Educação, Escolas

Resumo

O laboratório de Ensino de Ciências (LEC) vem agregando conhecimentos nas diversas áreas da Ciência e Biologia contribuindo para uma aprendizagem significativa e mais próxima do aluno.  Nele são desenvolvidas atividades educativas de Ciências e Educação Ambiental. Essas áreas do conhecimento são hoje basilares para a compreensão de um mundo dependente da Ciência e da tecnologia. As atividades desenvolvidas no LEC com professores e estudantes são importantes porque muitas escolas que são precárias em recursos didáticos pedagógicos e/ou espaço físico, têm a oportunidade de proporcionar aulas práticas e oficinas que contribuem efetivamente com o aprendizado, troca de conhecimentos e ampliação da visão de mundo de cada um. Fourez (2003, p. 111) ao tratar sobre o Ensino de Ciências, chama a atenção para as deficiências enfrentadas pelos professores tanto na crise que afeta as escolas, como na formação de professores, e observa que não é de surpreender, “que os professores de ciências se sintam  tão desprovidos face à crise do ensino de sua disciplina, e que muitos entre eles se refugiem em sua disciplina”, ou seja, que se mantenham nos processos educativos mais tradicionais sem coragem para novos desafios. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver estudos referentes ao Ensino de Ciências da Natureza para professores e alunos das redes pública, municipal e estadual de Criciúma, dinamizando e valorizando o ensino nesta área do conhecimento.

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Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS