EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA RESPONSABILIDADE SOBRE O LIXO NOSSO DE CADA DIA
Keywords:
Educação ambiental, Resíduos sólidos, EscolaAbstract
A ação desenvolveu um trabalho de parceria juntamente com as escolas municipais para ações de educação ambiental no âmbito da melhoria da separação de resíduos na fonte geradora. O processo educativo e social alicerçou a formação de agentes multiplicadores dos princípios sócio-ambientais contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Fez-se necessário a criação de espaços de discussão acerca dessa legislação. Embora em vigor, a Lei em Itaqui ainda engatinha. Verificou-se um estado de estagnação no que diz respeito à situação contemporânea dos resíduos, o que demonstrou a urgência de ações capazes de fomentar o debate no município e desencadear políticas públicas locais voltadas para a correta destinação dos mesmos. O objetivo desse trabalho foi através da sensibilização de alunos, professores e acadêmicos dos cursos vinculados, criar uma atmosfera na sociedade Itaquiense que estimulasse a preocupação com os resíduos. A metodologia foi baseada nos princípios participativos, além de espaços de formação dialógica para 50 professores e 300 alunos realizados dentro dos espaços escolares, incluindo a elaboração de material pedagógico sobre a educação ambiental, ações que extrapolam os muros acadêmicos e escolares, propiciando a participação da comunidade como um todo. Todo esse processo de sensibilização com a questão dos resíduos foi viabilizado através da participação da equipe executiva, dos colaboradores e dos acadêmicos dos cursos vinculados. Percebeu-se que existia a possibilidade de auxiliar na formação dos estudantes envolvidos, gerando consciência ambiental e ecológica. Gerou oportunidades de qualificação e até mesmo inserção profissional numa região periférica do ponto de vista econômico-industrial. A universidade tornou-se um fio condutor entre o presente e um futuro comprometido e preocupado com as gerações futuras. Ao longo do processo de transformação que se deu através da interação entre universidade-escola-comunidade, contribuímos para o enfrentamento de uma crise contemporânea, agindo como propulsores de um processo de mudança do cenário estagnado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).