APOIO NA UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS DE EXTENSÃO NO IFC-SOMBRIO

Autores

  • Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Charles Magnus da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Jean Carlos de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Laura Cardoso Fagundes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Luís Fernando Madeira Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Palavras-chave:

Moodle, EaD, Ava, Extensão

Resumo

No mundo o ensino à distância (EaD) vem tomando corpo de ferramenta indispensável ao aprendizado. O EaD é tão antigo a ponto de Gomes (2009) afirmar que existem indícios de que as epístolas de São Paulo serem consideradas um modelo deste tipo de ensino. O presente resumo descreve a primeira ação de um grupo de professores e alunos no intuito de auxiliar na criação de um ambiente virtual de aprendizagem para cursos de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio. São 8 professores e 4 alunos divididos nas ações de apoio aos cursos. Foram contemplados vinte e um projetos de extensão no edital 003/2013. Dentre os quais se incluía este de apoio ao uso de ambiente virtual de aprendizagem. Retirando o presente projeto, totalizaram vinte projetos. O retorno recebido foi o de um coordenador, perfazendo 5%. Este coordenador possui um curso de extensão denominado Ambientes Contínuos de Aprendizagem, com o objetivo de concentrar os conhecimentos e as técnicas de produção oriundos das UEPs - Unidades Educativas de Produção, de pequena duração (20 horas). O público alvo são produtores da região. A meta é desenvolver pelo menos um curso desses em cada uma das 7 UEPs. Constatou-se um certo receio em usar a metodologia a distância. Contudo é preciso expor com mais clareza a ferramenta Moodle e o grupo de apoio para criação de ambiente virtual de aprendizagem para cursos de extensão. Os cursos inscritos no edital não previam o uso do ambiente virtual e o e-mail enviado não foi bem interpretado.

 

Biografia do Autor

Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Coordenação Geral de Ensino

Coordenação de Extensão

Charles Magnus da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduando em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio. Possui curso-tecnico-profissionalizante pelo Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (2010) .

Jean Carlos de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduando em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio. Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária e

Laura Cardoso Fagundes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Estudante de ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio.

Luís Fernando Madeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Estudante de ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio.. Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola de Edução Básica Irmã Edviges (2011) .

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS