EFEITO DO ÁCIDO NAFTALENO ACÉTICO (ANA) E DE 6-BENZILAMINOPURINA (BAP) NA MICROPOPAGAÇÃO DE BABOSA (Aloe barbadensis Miller)
Keywords:
Babosa, Metabólitos, MicropropagaçãoAbstract
A Aloe barbadensis Miller pertence a família das Lileaceas, amplamente utilizado em diversas áreas como produtos alimentícios, cosméticos e na área da saúde. Os produtos à base de babosa vêm apresentando forte expansão no mercado nacional e internacional.Dessa forma pressupõe a necessidade de incrementos de produtividade que utilize material de plantio de alta qualidade genética e sanitária para atender o mercado. Plantas de babosa (Aloe barbadensis Miller) com 5 cm de comprimento foram coletadas na região de Imbituba – SC e encaminhadas ao Laboratório de produção vegetal da UNISUL em Tubarão – SC. Os explantes foram imersos durante dois minutos em álcool 70% e em seguida no hipoclorito de sódio a 2,5%, mantendo-se em câmera de fluxo laminar sob luz germicida testando-se os tempos: 20; 25; 30 e 35 min. Inoculou-se em meio de Murashige & Skoog, (1962), acrescido de 30 g.L-1 de sacarose, 2,5 g.L-1 de phytagel e pH ajustado a 5,8. Os tempos de 20 e 25 min não apresentaram resultados de isolamento com a sobrevivência de explantes. No tempo de 30 minutos somou-se três explantes isolados. Com base nos resultados o tempo de 30 minutos em imersão no hipoclorito de sódio a 2,5% foi mais indicado para o isolamento de explantes de Aloe barbadensis Miller.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).