DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PÃO DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO COMO PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

Autores

  • Arthur Nicolodi D'Almeida
  • Maurício Machado
  • Gisele Serpa IFSC/DASS

Palavras-chave:

índice glicêmico, pão

Resumo

O projeto integrador tem a função de integrar os fundamentos teóricos, a pesquisa científica, a aprendizagem profissional e as competências adquiridas ao longo do curso. No Curso Técnico de Química do IFSC – Campus Florianópolis, essas atividades são desenvolvidas em 400 horas de atividades práticas supervisionadas.  Dentro deste contexto, o presente projeto visa o desenvolvimento de pães com baixo índice glicêmico e sua análise sensorial e glicêmica em uma parceria com o Curso Técnico de Enfermagem e a padaria “O Padeiro de Sevilha”, em Florianópolis, SC.

A escolha do tema está diretamente relacionada com as aptidões do aluno e com uma problemática muito presente na população brasileira, visto que o número de diabéticos ou pessoas com restrições glicêmicas em nossa sociedade vem crescendo ao longo dos anos.

As pessoas diabéticas possuem uma elevada quantidade de açúcar no sangue devido a uma deficiência na produção de insulina ou a falta de resposta de suas células à mesma. Este hormônio é responsável por metabolizar a glicose no organismo, que em excesso é tóxica, e entra em ação alguns minutos após ingerirmos certos alimentos. A ingestão de alimentos com alto teor de glicídios resulta em um pico de glicemia, que se dá quando o açúcar deste alimento entra em nossa circulação sanguínea.

O índice glicêmico (IG) de um alimento determina a rapidez com que a glicose entra na circulação sanguínea, e consequentemente a intensidade do pico de glicemia produzido no organismo. Pessoas com diabete devem ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, pois não conseguem metabolizar esta alta quantidade de glicose que entra em sua circulação quando ingerem alimentos com alto índice glicêmico, ricos em açúcares e carboidratos simples refinados.

A insulina também faz com que as células do tecido adiposo absorvam glicose e armazenem-na na forma de triglicerídeos. Portanto a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico não interessa exclusivamente a diabéticos, mas também a todos que queiram emagrecer de forma segura e saudável, o que aumenta ainda mais a demanda pelo tipo de alimento desenvolvido neste projeto.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS