ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO: ACESSANDO OS MODELOS MENTAIS DOS ESTUDANTES

Authors

  • Miguel Tobias Bahia Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabriel Langaro Ortega Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucas Cortez da Silva Tapajoz de Arruda Instituto Federal de Santa Catarina

Keywords:

Análise de concentração, Aprendizagem, Concepções Alternativas, Modelos mentais

Abstract

O presente trabalho implementa o algoritmo de análise de concentração (RAO & REDISH, 2006) que é um método que permite investigar as concepções alternativas ou modelos mentais dos estudantes. O algoritmo possibilita analisar globalmente o desempenho de uma classe de alunos, fornecendo dados sobre os modelos mentais que os mesmos compartilham. Parte-se da aplicação de um questionário de múltipla escolha já validado internacionalmente, o FCI (HESTENES, 1995), como ferramenta para avaliar o conhecimento dos estudantes em conceitos de física mecânica básica. A análise da concentração das respostas indica a preferência dos estudantes em relação a determinado modelo (científico ou intuitivo). Esta preferência é mensurando através de um fator de concentração que juntamente com a pontuação ou escore da classe permite analisar a consistência dos modelos mentais dos estudantes.

Author Biographies

Miguel Tobias Bahia, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Mecânica, Departamento de Mecânica, Área de Projetos

Gabriel Langaro Ortega, Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica

Lucas Cortez da Silva Tapajoz de Arruda, Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica

Published

2013-11-29

Issue

Section

ARTIGOS