TRABALHANDO COM A GEOMETRIA DA ESCOLA
Keywords:
Oficina Didático-Pedagógica. Ensino da Matemática. Geometria. Sistema Métrico. Escala Numérica.Abstract
Nos últimos tempos quem está atuando como docente na área da matemática na escola básica tem vivenciado inúmeras mudanças em relação à abordagem desta disciplina. Mudanças estas que se estruturam, principalmente, em termos de metodologias de abordagem inclusive interdisciplinar objetivando reduzir a antipatia que esta área do conhecimento causa aos iniciantes do processo de educação formal. Buscando tornar a matemática mais compreensível, educadores matemáticos tem se dedicado ao estudo e a apresentação de uma serie de metodologias que podem contribuir para que a matemática seja observada com outros olhos pelos principiantes de seu estudo. Neste contexto de pensar novas possibilidades para o ensino incluindo o da matemática que o Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, no ano de 2013, iniciou o projeto “Minha Escola é 10!”, que tem por objetivo dar auxilio técnico-pedagógico à Escola de Educação Básica Irmã Inês Ogliari, oferecendo a adequação do ambiente físico, como também, oficinas didático-pedagógicas aos alunos da mesma. O conjunto de oficinas oferecidas semanalmente inclui a de matemática que tem por objetivo trabalhar a disciplina de modo lúdico e interativo. O conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo do ano inclui todas as áreas do conhecimento matemático focado principalmente a compreensão de fatos do cotidiano, por meio de atividades práticas e lúdicas. Em algumas dessas oficinas foram trabalhos os conceitos de figuras geométricas e sistemas de medida e escala por meio da confecção da planta e da maquete da escola, proporcionando assim, uma melhor compreensão dos assuntos abordados, uma vez que os mesmos foram aplicados de forma prática para a realização das atividades, pois os mesmos tiveram que medir e desenhar as formas geométricas que compõem a escola respeitando a escala numérica pré-estabelecida, como também utilizar os instrumentos de medida de modo correto.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).