TRABALHANDO COM A GEOMETRIA DA ESCOLA

Authors

  • Álvaro Maciel
  • Marleide Coan Cardoso Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio
  • Elizete Maria Possamai Ribeiro Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Keywords:

Oficina Didático-Pedagógica. Ensino da Matemática. Geometria. Sistema Métrico. Escala Numérica.

Abstract

Nos últimos tempos quem está atuando como docente na área da matemática na escola básica tem vivenciado inúmeras mudanças em relação à abordagem desta disciplina. Mudanças estas que se estruturam, principalmente, em termos de metodologias de abordagem inclusive interdisciplinar objetivando reduzir a antipatia que esta área do conhecimento causa aos iniciantes do processo de educação formal. Buscando tornar a matemática mais compreensível, educadores matemáticos tem se dedicado ao estudo e a apresentação de uma serie de metodologias que podem contribuir para que a matemática seja observada com outros olhos pelos principiantes de seu estudo. Neste contexto de pensar novas possibilidades para o ensino incluindo o da matemática que o Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, no ano de 2013, iniciou o projeto “Minha Escola é 10!”, que tem por objetivo dar auxilio técnico-pedagógico à Escola de Educação Básica Irmã Inês Ogliari, oferecendo a adequação do ambiente físico, como também, oficinas didático-pedagógicas aos alunos da mesma. O conjunto de oficinas oferecidas semanalmente inclui a de matemática que tem por objetivo trabalhar a disciplina de modo lúdico e interativo. O conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo do ano inclui todas as áreas do conhecimento matemático focado principalmente a compreensão de fatos do cotidiano, por meio de atividades práticas e lúdicas. Em algumas dessas oficinas foram trabalhos os conceitos de figuras geométricas e sistemas de medida e escala por meio da confecção da planta e da maquete da escola, proporcionando assim, uma melhor compreensão dos assuntos abordados, uma vez que os mesmos foram aplicados de forma prática para a realização das atividades, pois os mesmos tiveram que medir e desenhar as formas geométricas que compõem a escola respeitando a escala numérica pré-estabelecida, como também utilizar os instrumentos de medida de modo correto.

Published

2013-11-29

Issue

Section

ARTIGOS