ENSINO DE FÍSICA COM O AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Filipe Duarte Calado Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Amauri Cunha Soares Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Mateus Colares Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá

Palavras-chave:

Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Contextualização, Cotidiano

Resumo

A sugestão de metodologias diferenciadas que procure relacionar o conteúdo de Física de forma interdisciplinar com a Educação Física é algo muito importante para superar a situação atual do ensino de Física. Assim sendo, objetivou-se propor e aplicar uma metodologia interdisciplinar entre a Física e a Educação Física para a abordagem de conteúdos de Física. Os dados foram coletados junto a 18 alunos do curso do ensino médio integrado em eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus de Araranguá. A pesquisa foi dividida em quatro momentos: uma aula de Física sobre tópicos de cinemática, uma aula prática na disciplina Educação Física envolvendo os conceitos de cinemática existente no esporte, aplicação de um questionário com perguntas referentes aos conteúdos abordados e a aplicação de outro questionário para avaliar a importância para os alunos da atividade desenvolvida. A maioria dos alunos acertou a todas as perguntas que procurou verificar a compreensão do tema. A maioria concorda que a atividade foi importante para o aprendizado e que o desenvolvimento de práticas interdisciplinares, a realização de aulas práticas e de atividades diferenciadas no ensino de Física são importantes.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS