A INSERÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA CERTIFIC NOS CURSOS TÉCNICOS DO IF-SC, CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Authors

  • Letícia Aparecida Martins IFSC
  • Josiane Agustini Assistente Social do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis-Continente

Keywords:

Educação profissional, reconhecimento de saberes, inclusão.

Abstract

O presente trabalho insere-se no campo das políticas de inclusão da educação profissional, tomando como problemática a compreensão sobre o processo de certificação de saberes da rede CERTIFIC, com enfoque nos candidatos-trabalhadores que concluíram todas as etapas previstas pelo programa e que se inseriram nos cursos regulares ofertados pelo IFSC, câmpus Florianópolis-Continente. Buscou-se como objetivos: a) identificar o quantitativo de trabalhadores participantes do Programa que atualmente frequentam os cursos no câmpus; b) conhecer a trajetória de ingresso (etapas de reconhecimento de saberes) dos participantes inscritos no programa que ingressaram nos cursos ofertados; c) caracterizar a inserção destes profissionais nos cursos do câmpus buscando resgatar o significado que atribuem à formação profissional. A amostra da pesquisa compreendeu o total de participantes do processo de reconhecimento de saberes do Programa CERTIFIC do câmpus Florianópolis-Continente, no período de 2010 e 2011, que ingressaram nos cursos FIC, PROEJA e Técnicos Subsequentes atualmente ofertados. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, que investiga a realidade do IFSC, câmpus Florianópolis-Continente. A interpretação dos dados permite destacar a importância desse modelo de acesso na Instituição, tendo em vista os depoimentos dos candidatos, os quais afirmam, de forma unânime, ter ingressado nos cursos pela via do Programa CERTIFIC, destacando ainda, a importância desta formação teórica para o aprimoramento de suas práticas profissionais.

 

Author Biography

Letícia Aparecida Martins, IFSC

Mestre em Educação, Pedagoga do IFSC - Câmpus Continente, atuando no Núcleo Pedagógico

Published

2013-11-29

Issue

Section

ARTIGOS