ESTUDO DA FORMAÇÃO DE UM COMPOSTO DE COORDENAÇÃO DE Fe-AAS APLICADO PARA O TRATAMENTO DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINAS

Autores

  • Ana Carolina Duarte Costa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Suzana Cimara Batista Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Composto de Coordenação Ferro(III), Ácido Acetilsalicílico, DAM.

Resumo

A drenagem ácida de mina (DAM) é um problema sério que atinge vários países. Esta é proveniente das atividades de mineração de metais ou carvão e promovem a degradação do solo, águas subterrâneas e superficiais. No Brasil, o problema se concentra no estado de Santa Catarina, atingindo principalmente as bacias hidrográficas da região Sul desse Estado.

A DAM é resultado da oxidação dos minerais de sulfeto, onde a forma do sulfeto mais comum presente neste meio é a pirita (FeS2). Esse tipo de resíduo é caracterizado por um pH igual ou menor a 3, altas concentrações de Al, Fe, Mn, entre outros metais. O baixo pH aumenta a mobilidade dos metais tóxicos, que podem prejudicar as águas do local por até séculos.1 O prejuízo ambiental causado por esse fenômeno tem chamado atenção e a busca por soluções é cada vez mais importante.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo promover a síntese de um composto de coordenação de Fe(III), proveniente da reação de oxidação da pirita, com ácido acetilsalicílico (AAS) a fim de isolar o metal do meio e auxiliar no tratamento desse resíduo.

Biografia do Autor

Ana Carolina Duarte Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Química

Suzana Cimara Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Química Inorgânica, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS