INTERDISCIPLINARIDADE E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO EM TURMAS DO PROEJA.

Autores

  • Elenita Eliete de Lima Ramos IFSC-REITORIA
  • Carlos Antonio Queiroz IFSC

Palavras-chave:

ensino de matemática, ensino de física, PROEJA, interdisciplinaridade, atividade experimental.

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa realizada no CEFET-SC, unidade Florianópolis, com uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, módulo I. Trata-se de um trabalho interdisciplinar realizado pelos professores de física e matemática,numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos de Física e a utilização das diferentes formas de representações dos objetos matemáticos. A prática pedagógica adotada permitiu que professores e alunos dialogassem sobre os modelos e conceitos estruturados pelos estudantes em suas experiências diárias; modelos estes que explicam os fenômenos da natureza de forma bastante intuitiva, muitas vezes contrariando o que é defendido pela academia. A pesquisa demonstrou que os experimentos desenvolvidos foram importantes em todo o processo, porém a signifi cativa contribuição para as práticas pedagógicas ali desenvolvidas foram os diálogos que emergiram antes e depois de cada experimento.

Biografia do Autor

Elenita Eliete de Lima Ramos, IFSC-REITORIA

Licenciada em em Matemática, pela UFSC. Especialista em Ensino de Matemática UFSC. Especialista em PROEJA pelo IFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É professora e pesquisadora do IFSC - Campus Florianópolis. Tem experiência na área de ensino da Matemática: ensino superior, ensino médio , educação tecnológica e educação de jovens e adultos. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para a Educação Matemática Crítica e para a Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS