O CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTEGRADOR: A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O EMPODERAMENTO

Autores

  • Raquel Breitenbach IFRS Campus Sertão
  • Manuela Rosing Agostini

Palavras-chave:

PROEJA, Projeto Integrador, Comércio, Empoderamento

Resumo

O presente trabalho visou analisar o Projeto Integrador (PI) desenvolvido com estudantes do PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos) Técnico em Comércio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Sertão. O PI é uma experiência que promove o desenvolvimento social dos estudantes a partir do empoderamento dos mesmos; com reflexos ambientais positivos, já que visa redução no uso de recursos e baixo impacto ambiental. Para a realização dessa pesquisa, o PI foi acompanhado por um período de um semestre, em que foram observadas as atividades em sala de aula e nos locais de comercialização dos produtos produzidos pelo PROEJA a partir do incentivo do Projeto. Como resultados, se observou que o PI trouxe muitas consequências positivas, como o empoderamento dos estudantes do PROEJA e demais níveis de ensino do IFRS Sertão, bem como não foram identificados impactos ambientais negativos. As trocas foram positivas e demonstraram como pequenos gestos dentro da educação podem contribuir, não só para o ingresso dos estudantes no mundo do trabalho, mas também, e fundamentalmente, para o seu crescimento como indivíduo crítico e participativo.

Biografia do Autor

Raquel Breitenbach, IFRS Campus Sertão

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Mestre e Doutora em Extensão Rural. Professora na Área de Gestão Rural do IFRS Campus Sertão.

Manuela Rosing Agostini

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Brasil, Campus Sertão

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Publicado

2012-10-27

Edição

Seção

ARTIGOS