ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DA AREIA DE FUNDIÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA VERMELHA

Autores

  • Bruno Borges Frasson Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • Tatiana Peruchi Pellegrin Centro Universitário Barriga hospedagem de sites windows Verde - UNIBAVE
  • Pedro Manuel Lima Quintanilha Mantas UA - Universidade de Aveiro

Resumo

A expansão da economia com o advento da globalização tem provocado distorções no que diz respeito ao uso e conservação dos recursos naturais. Em função disso, é crescente a preocupação pelo modo como as nossas sociedades irão se desenvolver e igualmente necessário o planejamento para um desenvolvimento que seja capaz de preservar os recursos naturais de determinada região. Desta forma, almeja-se um desenvolvimento sustentável, que segundo o Relatório da Comissão Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente das Nações Unida (1998), é aquele capaz de suprir as necessidades da população mundial sem comprometer as necessidades das populações futura. É notável o crescimento industrial dos últimos anos e com ele a quantidade de resíduos gerados. Um exemplo disso são as indústrias de fundição de metais, onde um dos maiores problemas verificados é a produção de resíduos sólidos devido as areias residuais utilizadas nos moldes dos fundidos.  Com o propósito de contribuir na garantia da sustentabilidade de nossa região, verifica-se a importância de investigar a viabilidade de utilização da areia de fundição empregada na moldagem de peças metálicas como matéria prima para a produção de massa de cerâmica vermelha a fim de reduzir a quantidade de areia a ser descartada em aterros e minimizar a extração de matérias primas para a fabricação de cerâmica vermelha.

Biografia do Autor

Bruno Borges Frasson, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Experiência na área de Engenharia Cerâmica. Período de estudos no Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro na Universidade de Aveiro - Portugal

Tatiana Peruchi Pellegrin, Centro Universitário Barriga hospedagem de sites windows Verde - UNIBAVE

Possui graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998) e graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010).

Pedro Manuel Lima Quintanilha Mantas, UA - Universidade de Aveiro

Professor e investigador do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS