DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO APLICADO NO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE VOLTADO A MELHORIA DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA
Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, gestão educacional e industrial, competências e habilidades, metodologia de avaliação, qualidade na educaçãoResumo
Este trabalho apresenta um conjunto de iniciativas que foram desenvolvidas na área de gestão educacional de uma escola de ensino técnico-profissionalizante que tem como mantenedora uma indústria de conformação de placas cerâmicas. Estas iniciativas foram baseadas no desenvolvimento e aplicação de um modelo educacional que tem como diferencial uma nova metodologia de avaliação fundamentada nos conceitos de valores (competências e habilidades pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas). Para tanto, a pesquisa explorou a educação nos níveis médio-técnico/profissional, a qualidade da gestão educacional e industrial e o perfil dos alunos egressos formados com este novo tipo de gestão. A validação deste modelo educacional ocorreu a partir de uma análise ambiental nas instituições envolvidas, baseada em uma etapa de coleta de dados perceptivos e uma segunda etapa de coleta de dados evidentes. Através desta análise, observou-se um grande salto qualitativo dos envolvidos, pois este modelo apresentou uma melhora no desenvolvimento sócio-educativo da comunidade escolar e, sobretudo da relação do aluno com a escola e principalmente com a indústria. Verificou-se ainda que o diferencial deste novo modelo de gestão educacional foi o de preparar o aluno ainda no ambiente escolar para os desafios que o esperam no setor industrial, pois este tipo de gestão tem como principal propósito a formação de pessoas de excelência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral