Representações Sociais sobre Radioatividade dos alunos do Ensino Médio
Palavras-chave:
Representações Sociais, Radioatividade, Ensino BásicoResumo
A radioatividade é uma temática bastante difundia socialmente, estamos constantemente em contato com ela, seja sobre seus raios ou sobre suas notícias na mídia. Em muitos casos, a população apresenta certos temores com relação a este tema, um dos fatores que leva a está percepção, é o fato de a divulgação científica a cerca deste assunto ser realizada de forma incorreta, seja na escola ou pelos meios de comunicação em massa. Tendo em vista este aspecto, e que este tema está presente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), é de suma importância que seja trabalhado de forma correta e com comprometimento na educação básica. Considerando todos estes fatores esta pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da rede pública sobre radioatividade. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas em três escolas da rede estadual do município de Araranguá (SC) para 54 alunos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio. Todos os alunos já haviam ouvido falar de radioatividade, sendo a escola a sua maior divulgadora. Porém os alunos demonstraram não conhecer conceitos da radioatividade através das perguntas específicas do tema. A abordagem desse assunto é de extrema importância, pois pode desmistificar alguns conceitos errôneos e também, fazer com que os mesmos sejam conhecidos e compreendidos de forma correta, por esse motivo, recomenda-se que a radioatividade seja trabalhada desde início do Ensino Básico.Downloads
Publicado
2012-11-07
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral